Livros



Uma questão de cor, de Ana Saldanha

Uma questão de cor aborda temáticas actuais e dotadas de um realismo narrativo que cativa o leitor. A história aproxima-se devagarinho, como se observasse cada um dos nossos passos. Os pormenores são claros, sem serem maçadores. Damos por nós a tentar adivinhar o enredo seguinte, e até um possível desenlace.
Parece que alguém, sem nós lhe termos contado nada, adivinhou o que se passava lá em casa, na escola e à nossa volta. De repente, saltámos para um livro como personagens da ficção, ou terão sido as personagens da história que passaram a fazer parte da nossa vida?
Há sempre um elo aqui e além que une a ficção à realidade e que nos é familiar.
- Quem nunca ouviu um ralhete da mãe, por se demorar mais um pouco num jogo de computador, ou da Internet, no Facebook, no msn, ou em outra rede social?
- Quem não reconhece que as avós são mais tolerantes do que as mães?
- Quem nunca se sentiu injustiçado por um professor? (fosse qual fosse o motivo).
- Se levasse uma repreensão do Director, quem é que iria a correr contar aos colegas o que ele lhe disse?
Mas este livro não é um simples relato de cenas da vida real. Não. Ele tem a particularidade de ser várias histórias em simultâneo, umas explícitas, outras escondidas e a estas cabe ao leitor desvendá-las com a imaginação.
Através das vivências e irreverências, mais ou menos dramáticas, das dúvidas e das trapalhadas características dos jovens adolescentes e, conjugando pequenos dramas mais ou menos sérios com uma família unida, interessada e compreensiva, a escritora consegue entrar no mundo dos jovens de uma forma leve, mas certeira, contribuindo assim, de forma inequívoca para a construção da sua personalidade.
Uma questão de cor é uma mão cheia de lições e de valores para os nossos jovens.
Antes da leitura era apenas uma questão de cor, durante a leitura percebe-se qual é a cor em questão e conclui-se que a cor está fora de questão.
18 de Março de 2011
Maria de Lurdes Meneses

As palavras...

São como cristal,
as palavras.

Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta?
Quem as recolhe,
assim,cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

Eugénio de Andrade

"Uma hora de histórias" na Biblioteca Escolar

"Uma hora de histórias" na Biblioteca Escolar
contadas pela Liliana, no dia das Bibliotecas Escolares

Toda a ansiedade começou quando a professora de Educação Física nos disse:
- Na próxima aula não tragam o material, porque vão ouvir histórias para a biblioteca!
Esperámos até à aula seguinte com muita curiosidade… Como seria?... Quem nos contaria as histórias?... Tanto mistério!
Finalmente chegou o dia! A angústia acabou.
Abriram-nos a porta e entrámos na biblioteca. Levaram-nos ao encontro de uma senhora, com ar simpático, que nos recebeu com muitos sorrisos de satisfação.
Sentámo-nos numas mantinhas e, finalmente, ia haver respostas para todas as perguntas que surgiram sobre o momento.
A senhora apresentou-se dizendo que se chamava Liliana. Vinha da Marinha Grande para fazer renascer a criança que há em nós, e assim foi.
Começámos com um jogo de concentração. Apenas saber observar, era o que tínhamos de fazer. Muito engraçado!
Depois informou que ia contar duas histórias, uma com livro, outra sem.
“Três Histórias do Futuro” começou por nos contar. Uma história engraçada que nos leva a perceber que nada substitui o amor de um pai.
Seguidamente, jogámos outro jogo sobre títulos e autores, estrangeiros e portugueses.
No final do jogo, um bom elogio inundou os nossos ouvidos. Disse-nos que realmente demonstrámos que gostamos de ler.
Contou-nos outra história, “O Pinto Careca”. Muito engraçada, realmente!
Foi um óptimo momento.
As histórias infantis não perdem a sua graça.

Escola Secundária de S. Pedro do Sul, 26 de Outubro de 2009

Isabela Queimadela, Margarida Martins, Júlio Girão, Rita Esteves (Área de Projecto – 7º A)